Técnicas indispensáveis de SEO

Técnicas de SEOConhecer pelo menos as técnicas básicas de criar um site baseado em SEO é fundamental para aparecer nas primeiras páginas dos resultados de buscas.

SEO – Search Engine Optimization, em português Otimização de sites  refere-se a um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nos resultados naturais (orgânicos) dos mecanismos de buscas.

Para conseguir resultados positivos é necessário um trabalho On-Page quanto Off-Page. Neste post será abordado algumas técnicas utilizadas para otimização On-Page.

Title

Esta tag é de suma importância para você conseguir aparecer bem nos mecanismos de buscas. Não deixe de colocar palavras chaves no título.

Desenvolva um título diferente para cada página do seu site. Não crie títulos grandes, quanto menor for o número de palavras no tag title, maior será o peso que o Google atribuirá a cada uma delas. O Google também apresenta apenas os primeiros 66 caracteres do título em suas páginas de resultados.

Não crie títulos que não irão ajudar a conseguir que clientes potenciais encontrem o seu site.
Ex.:  <title> Seja bem-vindo ao site!</title>

Crie títulos considerando o que o cliente poderá escrever no mecanismo de busca. Se você é uma empresa de aluguel de carros da cidade de São Paulo, é provável que um cliente escreva no Google.

“alugar carro em são Paulo”
“alugar carro São Paulo”
“aluguel de carros em são paulo”
“onde alugar carro em são Paulo”
“alugar carro SP”

O site que possui estas palavras chaves no título terá muito mais chances de aparecer na primeira página do resultado busca que o seu suíte com o título “Seja bem vindo”.

Neste exemplo, uma boa opção de título é <title> Alugar Carro| São Paulo </title>

Utilizamos 3 palavras chaves e substituímos o termos conector “em” pelo caractere |

Combinar palavras-chave para reduzir a quantidade total de palavras no título é o ideal para aumentar o peso de cada uma delas.

Tags de cabeçalho

São utilizadas para apresentar estrutura da página para os usuários. Existem seis tamanhos de tags de cabeçalho, começando com <h1>, a mais importante, e terminando com <h6>, a de menor importância.

A página web é lida pelos robôs de buscas do a partir lado esquerdo superior até o canto inferior direito. Portanto é indicado colocar tag H1 no topo do site.

Dentro desta tags é indicado colocado palavras chaves, principalmente na <h1> que é mais relevante.
Exemplo <h1> Aluguel de carros importados</h1>

Meta Tags

São tags que não aparecem no browser do usuário, estas ficam dentro da tag Head

<head>
<meta name=”keywords” content=”palavra1,  palavra2,  palavra3″ />
<meta name=”description” content=”Descrição da sua página” />
</head>

A meta tag description <meta name=”description”> Dá ao Google e outros mecanismos de pesquisa um resumo do assunto dessa página.

A descrição aparece no resultado da busca, considere ser uma pequena propaganda para atrair o cliente, deve ser breve e objetiva (no máximo 160 caracteres). As palavras-chave devem aparecer naturalmente, dentro do contexto da descrição da página. Tenha uma meta description para cada página.

A meta tag  keywords <meta name=”keywords”> Atualmente perdeu peso após o Google informar que não utiliza as keywords para indexar sites. O Yahoo também informou que a meta tag keywords não tem grande importância em seu sistema de indexação.

URLs amigáveis

Crie nomes de páginas que tenham haver com o conteúdo e inclua palavras-chaves na url.

Exemplo:
www.meusite.com.br/alugar-carro.htm

Em vez de
www.meusite.com.br/pos=55

Urls curtas tem uma tendência a apresentar melhores resultados do que urls extensas.

Separadores de Palavras: O hífen é o mais usado dentre os separadores de palavras. O underscore também pode ser usado.

Links

Usar o atributo rel=”nofollow” nos links para sites nos quais não queremos “votar” e para os quais não queremos passar PageRank.

Escreva texto âncora melhores

Texto âncora é o texto clicável que os usuários vêem como link, e é colocado dentro da tag de âncora

<a href=”…”></ a>.

Não usar link do tipo “saiba mais”, “clique aqui”. É mais relevante usar palavras descritivas
Exemplo
<a href=”alugar-carro.htm”>aluguel de carro</a>

Arquivo robots.txt

Um arquivo “robots.txt” informa aos mecanismos de pesquisa se podem ou não acessar todo o seu site ou parte dele.

Para entender mais sobre o arquivo robots.txt, leia o tutorial criar robots.txt

Site Map

Coloque um sitemap HTML em seu site e utilize um Sitemap XML – Uma página com o mapa do site (sitemap) com links para todas as páginas ou as páginas mais importantes.

Criar um Sitemap em XML para o seu site ajudará a garantir que os mecanismos de pesquisa descubram as páginas de seu site.

Página de erro 404

Tenha uma página de erro 404 útil. Usuários ocasionalmente poderão chegar a uma página que não existe em seu site. Ter uma página de erro 404 personalizada, pode permitir o usuário a continuar navegar no seu site.

Sua página de erro 404 poderá ter um link para a sua página principal e também fornecer links populares ou relacionados ao conteúdo do seu site.

Confira a lista de exemplos de páginas criativas de erro 404.

Conteúdo

Procure adicionar palavras chaves dentro do seu conteúdo, porém sem excesso e sem comprometer a legibilidade do texto.

É interessante também usar negrito ou itálico em algumas palavras chaves, evite usar o sublinhado, pois alguns usuários podem se confundir e achar que é um link.

Resumo para otimizar a sua página

• Title
• Tags de cabeçalho
• Meta tags
• Tags de imagem alt e title
• Conteúdo com palavras-chaves, negrito ou itálico
• URLs com palavras relevantes
• Links com palavras-chave
• Arquivos robots.txt e sitemap
• Página de erro 404

Conclusão

Estas são algumas técnicas que ajudarão a sua página aparecer na primeira página, porém você poderá fazer isso tudo da melhor forma possível e mesmo assim não conseguir ser o primeiro a aparecer na pesquisa.

Existem outros fatores relevantes (técnicas off-page) que ajudarão determinar a posição de sua página.

Sempre considere que o conteúdo de qualidade é essencial para uma boa indexação.

Para maiores informações dois guias do Google sobre otimização de site.

Guia Google otimizacao de siteGuia Google otimizacao de site