Instalar o WordPress com WampServer

instalando o wordpress com wampNeste tutorial mostrarei como instalar o WordPress localmente utilizando o Wamp. Para isso vamos transformar o seu computador em um servidor web.

O Wamp é um programa para Windows que permite você montar um servidor local na sua máquina.

O Wamp inclui os seguintes componentes: (até a data deste post)
Apache 2.2.11;
PHP 5.3.0;
MySQL 5.1.36;
phpMyAdmin.

O Wamp Server é a sigla usada para: Windows, Apache, MySQL e PHP. http://www.wampserver.com/en/download.php

A instalação é rápida e prática, é realizada através daquela famosa telinha de instalação que possui o botão next.

Durante a instalação, podemos escolher o navegador padrão e o servidor SMTP, como vamos usar local deixaremos o padrão localhost.
instalação wamp
Após a instalação aparecerá um ícone do WampServer na barra de tarefa.

wamp server janela

Para confirmar se esta funcionando, no meu do WampServer selecione a opção localhost ou digite na barra de endereço do navegador o seguinte endereço http://localhost/ Na página local do Wamp, na opção (Your Projects) encontramos a pasta  do nosso projeto onde se encontra os arquivos do wordpress. (este é o nosso próximo passo). No momento esta parte de projetos está em branco para você.

wampserver

Se aparecer a tela do Wamp, significa que está funcionando. Caso não, verifique o wamp esta on line, pode ser também incompatibilidade com o seu IIS (Internet Information Server) caso tenha o ISS instalado em seu computador, para isso você deve parar o serviço do IIS.

Vá no painel de controle – Ferramentas Administrativas – Serviços – Serviço de administração do IIS, botão direito do mouse em cima dele e selecione a opção parar.

E se você tiver azar mesmo para botar pra funcionar o Wamp. O Skype pode está influenciando, saia do serviço dele atráves do ícone do Skype que fica na barra de endereço.

Após criar o servidor vamos instalar o WordPress (http://br.wordpress.org/)

Vamos baixar o arquivo da instalação dentro da pasta ”www” -(C:\wamp\www)

Você também pode criar uma pasta, exemplo blog e copiar os arquivos descompactados para dentro da pasta blog.

Assim o seu endereço ficará http://localhost/blog

Criar o Banco

Precisamos criar um banco de dados para o nosso blog, então entramos no PhpMyAdmin. Podemos entrar através  do menu do Wampserver que fica na barra de tarefas ou digitando http://localhost/phpmyadmin/

Coloque o nome do seu novo banco em criar novo Banco de Dados e clique em criar.

myadmin

Pronto banco de dados criado. Com oPhpMyAdmin pode parar por aqui, mas se você quiser pode inserir um usúario  e senha para o seu banco. Não inserindo utiliza-se o padrão (para servidor local) usuário: root, senha: em branco.

Configurando o WordPress

Através do assistente vamos configurar o wordpress relacionando ao banco de dados que criamos.  Assim não é necessário editar diretamente o arquivo wp-config.php.

Para chegar no wordpress, digite na barra de endereço do browser, o caminho onde esta a pasta que contém os arquivos do wordpress . Ex.:http://localhost/wordpress ou http://localhost/blog.

Ao chegar neste endereço, abrirá uma página om o botão “Criar um arquivo de configuração” clique nele e começe a configurar o wordpress com os dados do banco de dados. criar arquivo configuração

conexão banco wordpress

Nome da base de dados: conforme o nome da base de dados criada anteriormente.

Nome do Usuário: Coloque root (caso não tenha criado um usuário).

Senha: Se  não alterou a senha do root do MySql, deixe em branco,  ou coloque a senha que você criou no PhpMyAdmin.

Servidor do Banco de Dados: Como estamos criando na na máquina local é localhost.

Prefixo da Tabela: deixe o padrão.

Depois clique em entrar, aparecerá uma tela de confirmação e clique no botão intalar o wordpress.

Na próxima tela você  colocará o nome do seu Blog, seu edereço de e-mail e deixar marcada a opção de que seu blog seja visível em motores de busca.

Depois disso ele mostrará uma tela de sucesso, dizendo o nome do seu usuário (admin) e a senha. Guarde a senha antes de clicar em iniciar a sessão!!

Ao clicar em iniciar a sessão, aparecerá a tela de login, onde deverá digitar admin para o usuário e a senha que foi gerada.

Pronto! O WordPress está instalado e você já está na área administrativa, para escrever seus posts.