Site feitos em tabela influenciam no SEO?

Otimização de SitesMuitos dizem que fazer um layout baseado em tabelas prejudica o posicionamento da página nos resultados de buscas. E ter o site for feito em divs terá mais facilidade de ficar nas primeiras posições.

Porém a tabela em si, não é a única responsável em melhorar ou piorar a posição do seu site nos mecanismos de buscas. Se tabela prejudicasse tanto, como explicar sites desenvolvidos com tabelas na frente de sites com layouts baseados em divs?

Existem fatores mais importantes que sem dúvida irão influenciar no posicionamento. Conteúdo de qualidade, uso de palavras-chaves, urls amigáveis, títulos relevantes…

Não quer dizer que os sites desenvolvidos em tabelas não possam possuir elementos que contribuem no melhor posicionamento. O site pode ter a estrutura em tabela e possuir tags h1, h2, conteúdo com palavras-chaves e outras técnicas que facilitem a otimização da página.

A questão abordada é se o tipo de estrutura em div ou tabela influenciará no posicionamento da página nos resultados de busca. Pelo visto parece que não tem tanta influência, Matt Cutts afirma que o Google não se importa se o site é feito em tabela ou não. Se o seu site está em tabela e você considera que é melhor para você não tem por que mudar (estamos falando apenas em relação ao SEO).

Sabemos das vantagens de possuir o site com o layout baseado em divs, inclusive deixa o site mais leve. E o Google já informou ter um site mais rápido levará vantagens no posicionamento de buscas, porém não podemos esquecer que existe a possibilidade de seu site em div ser mais pesado que o site do seu concorrente desenvolvido em tabela.

Um site baseado em divs, muitos chamam de Tableless, gera um código mais limpo, facilidade na manutenção do código, acessibilidade, entre outros benefícios.

Lembrando que Tableless não representa a ausência total de tabelas e sim usar tabela para o seu propósito. A W3C não desaprova o uso de tabelas, desde que elas sejam utilizadas para tabular dados e não para formatar layout.

E Tableless não é só colocar divs no lugar das tabelas, mas também é importante usar elementos semanticamente.

Conclusão

Sendo o foco principal deste post  saber se um e layout baseado em divs é mais amigável para SEO do que um layout baseado em tabelas.

Justificar que o site feito em tabela não conseguirá um bom posicionamento nos resultados de buscas é radical, ter a tabela em si não vai fazer uma enorme diferença, se fosse, então não existiriam sites feitos em tabelas nas primeiras posições dos resultados de buscas.

Quando começamos a desenvolver sites com divs, muitos diziam e ainda dizem que sites feitos sem tabelas aparecem em melhor colocação no Google. Através do vídeo percebemos que não é bem assim.

O que podemos dizer é que sites Tableless (que é muito mais do que ser apenas um site sem tabela) tem mais chances de aparecer nas primeiras localizações se utilizar técnicas de SEO.

Nada adiantará se preocupar apenas com estrutura do site em div, se o seu concorrente possuir um site desenvolvido em tabela com conteúdo de qualidade, título com palavra-chave, urls adequdas e heading tags. Este site, sim, conseguirá melhor posicionamento.