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Estudo apresenta solução logística para a Bahia

Estudo apresenta solução logística para a Bahia

O estudo do Plano Estratégico Ferroviário da Bahia, contratado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) à Fundação Dom Cabral (FDC) e que apresenta soluções para eficiência logística da malha ferroviária baiana, foi apresentado nesta quarta-feira (08) em evento que contou com a participação da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), representada pelo titular da pasta, Cláudio Peixoto.

Produzido pela Fundação Dom Cabral, o estudo aponta soluções para a superação do isolamento logístico pelo estado da Bahia, através do investimento no modal ferroviário. No que se refere ao conteúdo, são apresentadas a visão de futuro do mercado de transporte da Bahia, as propostas de expansão e modernização da rede ferroviária, as simulações do carregamento até 2055 por malha de ferrovias, o impacto das restrições portuárias no carregamento das ferrovias entre 2025 e 2055, os resultados da análise pré-viabilidade das malhas propostas, além das conclusões e recomendações.

O secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, que reiterou apoio a iniciativa conjunta  da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), classificou o momento como oportuno. “Eu gostaria aqui de consignar o apoio irrestrito da Seplan em um momento importante em que estamos discutindo e fazendo a revisão do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), o nosso plano de desenvolvimento estratégico, que servirá de base na construção do Plano Plurianual (PPA) 2023-2027. Nós temos alinhamento político, as condições são favoráveis e eu tenho certeza que muito em breve este projeto estará no cenário nacional com grandes repercussões”.

“A falta de trens é uma realidade e há bastante tempo estamos defendendo a importância desse modal para o crescimento do nosso estado e para a maior competitividade dos nossos produtos, principalmente ao integrar a ferrovia aos portos. A Bahia possui 10 portos e TUPs (Terminais de Uso Privado) que poderiam ser melhor aproveitados se houvesse interligação com os trens para o escoamento da produção”, enfatiza  Carlos Tramm, presidente da CBPM.

O documento sugere importantes alterações na malha ferroviária baiana, como a implantação do conceito de carga geral, criação de alguns ramais e a unificação da bitola, que atualmente é de um metro, para o padrão nacional que é de 1,60 metros. Mesmo sendo o terceiro maior produtor mineral do país, e com uma extensa produção agropecuária, o estado sofre com a falta de eficiência da sua infraestrutura logística.

A publicação sugere a construção, em bitola larga, dentre outras, das ferrovias Guanambi/ Mara Rosa, Itatim/Feira de Santana/Alagoinhas, Sento Sé/ Campo Formoso e Castro Alves/Maragogipe. Indica ainda a necessidade de requalificação, também em bitola larga, dentre outras, das ferrovias Janaúba/Brumado/Itatim/Castro Alves e Alagoinhas/Campo Formoso/ Juazeiro.

Contratado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, o estudo teve início em junho de 2022. A Fundação Dom Cabral é uma instituição com experiência de mais de 40 anos, já desenvolveu o Plano Estratégico de Ferrovias para o estado de Minas Gerais, e também realizou Estudos Logísticos Ferroviários para a Federação das Indústrias do Espírito Santo.

*Com informações da Ascom/ CBPM

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